QUEM SOMOS

fabrica

A cidade de Caicó, encravada no Sertão do Seridó, a 280 quilômetros da capital do Estado do Rio Grande do Norte, é conhecida pela identidade cultural do seu povo, pela fé e religiosidade, pelo sabor inigualável da sua culinária, pela diversidade das manifestações artísticas populares e pela vocação agro-pastoril.

Em 1994, com a construção da Barragem Passagem das Traíras, perenizando o Rio Seridó, foi incrementado o cultivo da cana de açúcar e a idéia de transformá-la em cachaça.

Pioneiramente, Vidalvo Dadá Costa aceitou o desafio e em 2004 instalou no Sítio Samanaú um alambique artesanal onde produz a Cachaça Samanaú.

Samanaú, segundo o historiador Luís da Câmara Cascudo, origina-se de “camana-u”, que significa colina, elevação, daí Serra de Samanaú. A Serra de pedras listradas de preto, que hoje se chama São Bernardo, dá nome a cachaça genuinamente artesanal que passou a fazer parte da tradição e da cultura seridoense.

O Alambique Samanaú localiza-se no município de Caicó/RN. A principal via de acesso ao alambique fica a 14 Km de Caicó pela RN 288, no sentido de São Jose do Seridó, ou ainda a 15 Km de Caicó pela BR 427, no sentido do município de Jardim do Seridó.

 

Alambique Artesanal

 

A cana de açúcar produzida na Região do Seridó, tem como diferencial um acentuado aumento de sacarose, decorrente da grande incidência solar e da diferença de temperatura entre o dia e a noite.Depois de colhida manualmente, a cana de açúcar madura, fresca e limpa é moída num prazo máximo de 24 horas. O caldo da cana é decantado e filtrado para, em seguida, ser levado às dornas de fermentação.

O processo de fermentação da Cachaça Samanaú ocorre sem o uso de aditivos químicos, em dornas de inox, na temperatura de 29°, em uma sala climatizada, devido às altas temperaturas da região.A Cachaça Samanaú é obtida da destilação em alambique de cobre, do mosto fermentado da cana de açúcar, aproveitando somente o “coração”, que corresponde a 75% do destilado e, descartando a “cabeça” e a “cauda”.

O envelhecimento/amaciamento da Cachaça Samanaú é feito em barris de louro canela e carvalho, aprimorando a qualidade sensorial da bebida. A Cachaça Samanaú está disponível nas versões Amaciada e Prata, em embalagens de vidro de 50, 160 e 500 ml, com um teor alcoólico de 40% vol.

+55 84 9664-8383       O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.